sexta-feira, 12 de março de 2010

Ataques do Enganador

Por meio deste pequeno estudo vamos aprender um pouco sobre as estratégias utilizadas por satanás para arruinar nossa vida cristã. O objetivo éde ajudar a igreja do Senhor a experimentar a vitória de maneira prática. O que nos proporcionará bênçãos não é apenas lermos estas verdades, nem sequer as desfrutarmos, mas sim praticá-las.
O objetivo de satanás:

1) Sua mente: Quando satanás quis induzir o primeiro homem ao pecado, começou atacando a mente de Eva, como vemos em 2Co 11.3. Mas por que interessa a Satanás atacar nossa mente? Porque a mente é a parte da imagem de Deus, onde Ele se comunica conosco, revelando-nos Sua vontade. Se satanás conseguir que creiamos numa mentira poderá começar a trabalhar em nossas vidas e nos conduzir ao pecado. É por isso que devemos proteger nossa mente dos ataques do maligno. Nossa mente afeta todo nosso ser. Portanto, renovemos nossa mente através da Palavra de Deus. E não vos conformeis a este mundo, mas transformai-vos pela renovação da vossa mente, para que experimenteis qual seja a boa, agradável, e perfeita vontade de Deus (Rm 12.2).Estratégia usada para conseguir o domínio sobre nossa mente: As mentiras... porque não há verdade nele ... porque é mentiroso, e pai de mentira (Jo 8.44). Satanás sempre questiona a Palavra de Deus, foi assim com o Senhor Jesus quando estava no deserto: "Se for o Filho amado de Deus, como é que tem tanta fome?" Será que não acontece o mesmo comigo e com você? Se Deus te ama, por que você está sofrendo tanto? Por que seus sonhos não são realizados? Por que seu casamento está destruído? Por que o ímpio prospera e você que se diz ser filho de Deus passa por necessidades? Por quê? Por quê? Onde está o seu Deus? Somos tentados a acreditar nessas mentiras todos os dias.

O propósito de satanás: Que você ignore a vontade de DeusSatanás ataca a Palavra de Deus porque esta manifesta a vontade divina. Se ele conseguir que não conheçamosa vontade de Deus arrebatará de nós todas as bençõesque nos foram preparadas. Tomaremos decisões equivocadas, estaremos imersos em atividades pecaminosas e levaremos um tipo de vida errônea. Em lugar de viajarmos em primeira classe, acabamos em segunda ou terceira, sempre queixando durante toda a viagem. Viveremos como mendigos, porque nos isolamos da grande riqueza de Deus. Mas o que faz a vontade de Deus permanece para sempre (1Jo 2.17).

Nossa defesa: A Palavra inspirada de DeusSó a Palavra inspirada de Deus pode revelar e derrotar as mentiras do diabo. Nós não podemos raciocinar como satanás, muito menos conversar com ele, como Eva fez. A sabedoria do homem não é rival para a astúcia de satanás. Nossa única defesa é a Palavra de Deus. Foi esta arma que empregou nosso Senhor Jesus quando foi tentado por satanás no deserto. Ele não usou seu poder e sim a mesma arma que temos a nossa disposição: a Palavra de Deus. Portanto, abra sua boca e confesse-a em todas as circunstâncias da sua vida.Devemos conhecer, meditar e memorizar a Palavra de DeusTemos que reservar um tempo para ler, estudar e memorizar a Palavra de Deus. Do mesmo modo que o advogado estuda os códigos ou o cirurgião seus textos de medicina, o cristão deve estudar a Palavra de Deus. O estudo bíblico não é luxo e sim uma necessidade primária do crente. A meditação é para o homem interior o que a digestão para o exterior, se você não consegue digerir seus alimentos é certo que adoecerá. Portanto amados, não leia a Palavra de Deus como obrigação e jamais faça do seu devocional um foguete. Antes de tudo faça como diz o salmista: Oh! Quão doces são as tuas palavras ao meu paladar! Mais doces do que o mel à minha boca (Sl 119.103).Devemos usar a Palavra de DeusA nossa mente deveria ser como um "notebook espiritual", cheio de arquivos onde cada vez que enfrentássemos uma tentação reportássemos automaticamente a porção da Bíblia que trata sobre o assunto. O ministério do Espírito Santo é trazer para nossa mente a Palavra quando necessitarmos, mas para que isso aconteça temos que conhecê-la, pois como recordaremos de algo que não aprendemos? Permita que o Espírito Santo te ensine a Palavra. Memorize as Escrituras. Só assim Ele poderá nos recordar o que aprendemos, usando essas verdades para derrotar a satanás.

2) Seu corpo

Se satanás não pode derrotar enganando a sua mente, então procurará destruir seu corpo. Como serpente, destrói e como leão, devora. Se acreditarmos em suas mentiras, destruiremo-nos a nós mesmos. Mas, se resistirmos a seus enganos, então atacará nossos corpos. Jó é um dos exemplos deste tipo de ataque. Perdeu o fruto de seu corpo, seus filhos. Logo perdeu o meio de sustentar seu corpo, seus rebanhos e riquezas. E ainda perdeu a saúde de seu corpo, quando contraiu uma enfermidade. Satanás se dedicou a fundo atacando ao corpo de Jó e a tudo relacionado com ele. Vemos nos Evangelhos que satanás por meio de seus ajudantes demoníacos atacou e tentou destruir os corpos de diversas pessoas. Fez com que um homem ficasse mudo (Mt 9.32-33), e que o corpo de uma mulher se encurvasse e ficasse incapacitada (Lc 13. 11-17). Ainda atacou um menino e tentou que destruísse a si mesmo mediante a água e o fogo (Mt 17. 14-18). Mas por que satanás tem esta intenção? Por diversos motivos. O principal deles é porque nosso corpo é o templo de Deus. Ou não sabeis que o vosso corpo é santuário do Espírito Santo, que habita em vós, o qual possuís da parte de Deus, e que não sois de vós mesmos? Porque fostes comprados por preço; glorificai, pois a Deus no vosso corpo (1Co 6. 19-20).Ao atacar seu corpo, satanás ataca o único meio que Deus tem para revelar sua graça e seu amor a esse mundo pervertido. A criação revela o poder, a sabedoria e a glória de Deus, mas os filhos revelam sua graça e seu amor. Jesus usou as mãos de seus discípulos para distribuir os pães e os peixes, usou suas bocas para pregar o evangelho. Para que Deus continue seu plano neste mundo, deverá usar os diversos membros de nossos corpos, capacitados pelo Espírito Santo. No entanto o destruidor sabe que pode criar obstáculos à obra de Deus, atacando a seus operários, e desviando os "instrumentos" dessa obra.Outro motivo pelo qual satanás ataca seu corpo é porque este é o tesouro de Deus. Temos, porém, este tesouro em vasos de barro, para que a excelência do poder seja de Deus, e não da nossa parte (2Co 4.7).Quando Deus nos salvou, colocou em nosso corpo o tesouro da vida eterna. Temos a vida de Deus dentro de nosso corpo. Não nos foi concedido este grande tesouro somente para que o protegêssemos, pois convenhamos uma vasilha de barro não é o lugar mais perfeito e seguro para se depositar um tesouro. Ora, ora esse tesouro nos fora concedido para que através de nós o próprio Deus pudesse investir nas vidas de outras pessoas.
Estratégia usada por satanás: sofrimento

A intenção dele é controlar as circunstâncias que rodeiam o corpo para que o crente sofra. Quer atacar o corpo e provocar sofrimento contínuo. Como vimos na vida de Jó. Primeiro satanás atacou o corpo dele através de circunstâncias e Jó perdeu seus filhos, sua riqueza e o favor de sua esposa, amigos e vizinhos. Logo satanás atacou a pessoa de Jó, com uma terrível enfermidade. Quando Jó olhou ao redor, sua situação era espantosa. Quando olhou dentro de si, ainda era pior. E quando olhou ao céu, parecia que Deus tinha lhe abandonado, apesar de Jó manter a fé em Deus e ao final ser honrado por Ele. É importante ressaltarmos que Deus nunca perde o controle. Ás vezes Ele permite que seus filhos sofram para discipliná-los, como no caso do profeta Jonas que desobedeceu a uma ordem do Pai Celestial, ainda sofremos para que Deus possa aperfeiçoar nossa fé e nos ajudar a madurecer, ou para sermos provados e aperfeiçoados em nossa fé. Mas há sofrimentos que vêem diretamente da avenida principal do inferno para nos destruir como vimos no exemplo de Jó. Não podemos controlar a origem de nossos sofrimentos, mas sim o resultado.
O propósito de satanás: fazer com que você seja impaciente a vontade de DeusA impaciência é um sinal de imaturidade. Mas também é um sinal de incredulidade. Quando nos sentimos inquietos, nervosos e ansiosos por "fazer algo", pode estar seguro de que não estamos confiando que Deus faça o seu trabalho. A fé e a paciência irão juntas. Se realmente confiarmos em Deus, esperaremos que Ele cumpra o que prometeu. A impaciência não só é um sinal de imaturidade e incredulidade, mas também um caso típico de uma vida carnal. A velha natureza é sempre impaciente, mas a nova natureza que levamos dentro de nós pode produzir paciência quando submetemo-nos ao Espírito Santo. A impaciência sempre conduz a cometer sérios enganos. Quando se sentir impaciente, pode estar seguro de que satanás e a carne estão ativos, e que você corre o perigo de tomar uma má decisão. Quando as circunstâncias da vida nos irritam, é o momento de tomar cuidado! Quando os problemas com a família, os amigos, a economia ou os sentimentos fazem que nossa vida seja desagradável, podemos estar seguros de que satanás anda perto, esperando a oportunidade de nos atacar.
Nossa defesa: a graça repartida de DeusSubmeta-se imediatamente à direção de Deus -Se rebelar contra Ele, permitirá que satanás se afiance mais em sua vida. Diga exatamente a Deus como se sente, mas também que o ama e que pensa confiar Nele aconteça o que acontecer.
Dê graças a Deus pelas provas - ...Sempre dando graças por tudo a Deus, o Pai, em nome de nosso Senhor Jesus Cristo (Ef 5.20). Satanás não suporta que os crentes em meio as suas provas dêem graças a Deus.
Passe muito tempo meditando na Palavra de Deus - Na Palavra de Deus descobrirá as promessas e o ânimo que necessita dia-a-dia. Procure maneiras de glorificar a Cristo - Deus quer usar seu corpo para lhe glorificar. Satanás deseja usá-lo para insultar ao Senhor. A paciência no meio do sofrimento sempre glorifica a Deus. ... Mas, se padece como cristão, não se envergonhe, antes glorifique a Deus neste nome (1Pe 4.16).
À medida que obedecemos ao Espírito Santo e O deixamos trabalhar em nossas vidas cresceremos em paciência para que possamos saber suportar as provas! Experimentaremos o amor e a graça de Deus. Provável que Deus não troque as circunstâncias, mas trocará a você, de maneira que as mesmas trabalhem a seu favor e não mais contra você. Estas são experiências reais que tenho enfrentado a cada dia de minha vida desde o momento em que meu esposo e eu perdemos nosso tão sonhado e esperado filho (a), mas em sua misericórdia e graça Jesus tem nos dado estratégias e armas para vencer todos os ataques do maligno e para compartilhar com todos aqueles que têm enfrentado em seus corpos dores sobre humanas. Que o Deus de toda a graça continue nos ensinando a vivermos para glorificá-lo.

Palavra: Alexandra Magalhães (discipuladora da rede Filhos da Obediência, da Igreja Videira da Praça da Bíblia, em Goiânia)

Nenhum comentário:

Postar um comentário